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Curso teórico para a segunda fase, abordando técnicas de escrita e estratégias de prova do iniciante ao avançado.
1. Fórmula de cálculo para a nota.
2. Análise estratégica dos últimos anos.
3. A banca de 2022 – mudanças, continuidades e tendências atuais.
4. Tipos de questões: uma separação didática.
5. Exemplos de vida real.
6. Rascunhos: faz sentido?
2. Tendências: o que esse termo significa em técnicas de escrita.
3. Técnicas de escrita e tendências dissertativas.
4. Os três principais conceitos.
5. Leitura e interpretação de comandos: um modelo didático.
6. Aplicação dos três principais conceitos em um modelo padrão.
7. Exemplo de vida real: redação nota máxima e uso de modelos padrão.
8. Exemplo de vida real II: redação primeiro lugar no guia de estudo.
1. Conceitos iniciais.
2. Definições do edital e aplicação na prática.
3. Ideias gerais e estratégia de resposta.
4. Tipos de exercício.
5. Exemplos de vida real de cada tipo de exercício.
6. Erudição: necessidade ou mito?
7. Exemplos de vida real: exercícios com diferentes graus de erudição.
1. Conceitos iniciais.
2. Formação de textos resumitivos.
3. Compreensão da atividade solicitada pelo edital.
4. Estratégia: aplicação das definições de edital.
5. Resumo nota máxima: como conseguir.
6. Exemplo de vida real: analisando uma resposta nota máxima.
1. Leitura e interpretação de textos dissertativos. Conceitos básicos.
2. Leituras e interpretação de textos dissertativos. Conceitos avançados.
3. Leitura e interpretação de poemas. Conceitos básicos.
4. Leitura e interpretação de poemas. Conceitos avançados.
5. Uso de elementos de coesão.
6. Estratégias de extração e uso de informações apresentadas pela banca no comando e nos excertos motivadores.
7. Organização de ideias: priorização, estruturação, implementação estratégica.
8. Guias de estudo como ferramenta de estudos: benefícios e cuidados.
1. Estratégia básica de prova em termos de conteúdo.
2. Diretrizes básicas para escrita eficiente.
3. Ordem dos fatores altera o produto: organização.
4. Tamanho dos períodos e influência na clareza.
5. Presunção de inocência? Nunca!
6. Maximização de nota e diminuição de variância.
7. Lista de prioridades do candidato bem preparado.
1. A estrutura de correção de forma da prova.
2. Abusando da estrutura: estratégias de maximização de nota.
3. Formas básicas e como elas maximizam a eficiência argumentativa.
4. Ninguém é obrigado a nada: tirando nota máxima sem conhecer regras de Português.
5. Estratégia de varrer para baixo do tapete: exclusividade do Português.
6. Formulação de estratégias individuais: um modelo.
1. Hipônimos e hiperônimos – formulação de ideias sem domínio completo do conteúdo.
2. Estratégias de última instância – “tangenciamento inteligente” e maximização da enganação da banca.
3. Não tenho a menor ideia do que escrever? Tenho salvação? SIM.
4. Priorização informacional: o “que” é menos importante do que o “como”.
5. Debate de temas complexos: uso dos comandos e dos excertos motivadores.
6. Método da palavra-chave: aprofundamento argumentativo.
7. Método das perguntas: usando ideias centrais como forma de aprofundamento de tema de conhecimento superficial.
8. Ocupação inteligente de espaço: exemplos e fatos concretos e seu uso eficiente.
9. Transformação de fato concreto em ideia conceitual: métodos.
10. Contenção de danos para temas de conhecimento superficial/mínimo: estratégia infalível.
1. Argumentos de autoridade indevidos.
2. Pedância e prolixidade.
3. Capacidade de desapego e priorização.
4. Concordância/discordância em relação ao texto motivador: estratégias.
5. Insistência em dúvidas micro ou macroestruturais: estratégias alternativas.
6. Uso de ideias taxativas e simplistas.
7. Não confiar no sexto sentido e no conhecimento acumulado.
8. Exagero / tentar abraçar o mundo.
Análise atualizada das provas de segunda fase desde 2014 e de textos de vida real, para aprender na prática o que funciona e por quê.
● Redação – Confusão temática na redação e no exercício e estrutura padrão do parágrafo de desenvolvimento;
● Exercício 1 e confusão temática no exercício;
● Exercício 2.
● Redação – Cadeias semânticas e interpretação de textos;
● Exercícios 1 e 2 – Referências de autoridade bem utilizadas e meios mais simples de produzir exercícios.
● Redação – Cadeias semânticas e interpretação de textos, parte 2;
● Exercícios 1 e 2 – Concordância e discordância em exercícios – Estratégias.
● Redação – Nova banca, boas construções sem erudição ou argumentos de autoridade;
● Exercícios – Efemérides.
● Redação – Mudanças de microestrutura, mudanças de correção e conteúdo eficiente;
● Exercícios – Mais exemplos efetivos e simples.
● Redação – Novo formato da prova, redação nota máxima;
● Exercícios.
● Redação;
● Exercício – Estruturas argumentativas heterodoxas.
● Redação;
● Exercício
● Resumo – Definições e instruções iniciais;
● Resumo – Estratégia e macetes;
● Métodos de escrita e contenção de danos;
● Leitura analítica do texto motivador e de resumo nota máxima.
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