O Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) exige um domínio da Língua Portuguesa que vai muito além do conhecimento tradicional. Todos os anos, candidatos altamente qualificados perdem pontos preciosos não por falta de conhecimento, mas por não entenderem exatamente como a banca avalia suas respostas.
Se você deseja destravar a prova de Português e se preparar com um nível de profundidade que poucos candidatos alcançam, esta imersão foi feita para você.
📅 Dias 07 e 08 de Abril | Online e gratuito
Curso teórico para a segunda fase, abordando técnicas de escrita e estratégias de prova do iniciante ao avançado.
1. Fórmula de cálculo para a nota.
2. Análise estratégica dos últimos anos.
3. A banca de 2022 – mudanças, continuidades e tendências atuais.
4. Tipos de questões: uma separação didática.
5. Exemplos de vida real.
6. Rascunhos: faz sentido?
2. Tendências: o que esse termo significa em técnicas de escrita.
3. Técnicas de escrita e tendências dissertativas.
4. Os três principais conceitos.
5. Leitura e interpretação de comandos: um modelo didático.
6. Aplicação dos três principais conceitos em um modelo padrão.
7. Exemplo de vida real: redação nota máxima e uso de modelos padrão.
8. Exemplo de vida real II: redação primeiro lugar no guia de estudo.
1. Conceitos iniciais.
2. Definições do edital e aplicação na prática.
3. Ideias gerais e estratégia de resposta.
4. Tipos de exercício.
5. Exemplos de vida real de cada tipo de exercício.
6. Erudição: necessidade ou mito?
7. Exemplos de vida real: exercícios com diferentes graus de erudição.
1. Conceitos iniciais.
2. Formação de textos resumitivos.
3. Compreensão da atividade solicitada pelo edital.
4. Estratégia: aplicação das definições de edital.
5. Resumo nota máxima: como conseguir.
6. Exemplo de vida real: analisando uma resposta nota máxima.
1. Leitura e interpretação de textos dissertativos. Conceitos básicos.
2. Leituras e interpretação de textos dissertativos. Conceitos avançados.
3. Leitura e interpretação de poemas. Conceitos básicos.
4. Leitura e interpretação de poemas. Conceitos avançados.
5. Uso de elementos de coesão.
6. Estratégias de extração e uso de informações apresentadas pela banca no comando e nos excertos motivadores.
7. Organização de ideias: priorização, estruturação, implementação estratégica.
8. Guias de estudo como ferramenta de estudos: benefícios e cuidados.
1. Estratégia básica de prova em termos de conteúdo.
2. Diretrizes básicas para escrita eficiente.
3. Ordem dos fatores altera o produto: organização.
4. Tamanho dos períodos e influência na clareza.
5. Presunção de inocência? Nunca!
6. Maximização de nota e diminuição de variância.
7. Lista de prioridades do candidato bem preparado.
1. A estrutura de correção de forma da prova.
2. Abusando da estrutura: estratégias de maximização de nota.
3. Formas básicas e como elas maximizam a eficiência argumentativa.
4. Ninguém é obrigado a nada: tirando nota máxima sem conhecer regras de Português.
5. Estratégia de varrer para baixo do tapete: exclusividade do Português.
6. Formulação de estratégias individuais: um modelo.
1. Hipônimos e hiperônimos – formulação de ideias sem domínio completo do conteúdo.
2. Estratégias de última instância – “tangenciamento inteligente” e maximização da enganação da banca.
3. Não tenho a menor ideia do que escrever? Tenho salvação? SIM.
4. Priorização informacional: o “que” é menos importante do que o “como”.
5. Debate de temas complexos: uso dos comandos e dos excertos motivadores.
6. Método da palavra-chave: aprofundamento argumentativo.
7. Método das perguntas: usando ideias centrais como forma de aprofundamento de tema de conhecimento superficial.
8. Ocupação inteligente de espaço: exemplos e fatos concretos e seu uso eficiente.
9. Transformação de fato concreto em ideia conceitual: métodos.
10. Contenção de danos para temas de conhecimento superficial/mínimo: estratégia infalível.
1. Argumentos de autoridade indevidos.
2. Pedância e prolixidade.
3. Capacidade de desapego e priorização.
4. Concordância/discordância em relação ao texto motivador: estratégias.
5. Insistência em dúvidas micro ou macroestruturais: estratégias alternativas.
6. Uso de ideias taxativas e simplistas.
7. Não confiar no sexto sentido e no conhecimento acumulado.
8. Exagero / tentar abraçar o mundo.
Análise atualizada das provas de segunda fase desde 2014 e de textos de vida real, para aprender na prática o que funciona e por quê.
● Redação – Confusão temática na redação e no exercício e estrutura padrão do parágrafo de desenvolvimento;
● Exercício 1 e confusão temática no exercício;
● Exercício 2.
● Redação – Cadeias semânticas e interpretação de textos;
● Exercícios 1 e 2 – Referências de autoridade bem utilizadas e meios mais simples de produzir exercícios.
● Redação – Cadeias semânticas e interpretação de textos, parte 2;
● Exercícios 1 e 2 – Concordância e discordância em exercícios – Estratégias.
● Redação – Nova banca, boas construções sem erudição ou argumentos de autoridade;
● Exercícios – Efemérides.
● Redação – Mudanças de microestrutura, mudanças de correção e conteúdo eficiente;
● Exercícios – Mais exemplos efetivos e simples.
● Redação – Novo formato da prova, redação nota máxima;
● Exercícios.
● Redação;
● Exercício – Estruturas argumentativas heterodoxas.
● Redação;
● Exercício
● Resumo – Definições e instruções iniciais;
● Resumo – Estratégia e macetes;
● Métodos de escrita e contenção de danos;
● Leitura analítica do texto motivador e de resumo nota máxima.
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